29 maio 2009

Proteína envolvida na dependência modifica circuitos cerebrais

Um estudo de uma equipa norte-americana descobriu que uma proteína, que existe normalmente no organismo, está envolvida nas alterações no sistema de recompensa observadas em pessoas dependentes de álcool e drogas.

O sistema de recompensa existe naturalmente no cérebro para nos incentivar a fazer coisas importantes para a sobrevivência, como a alimentação ou a reprodução. Quando fazemos uma dessa coisas somos recompensados com sensações de prazer e bem-estar.

Quando se consome drogas há alterções no sistema de recompensa que levam à dependência.

Scott Steffensen, neurocientista e co-autor deste estudo, vem dizer que se entendermos como se alteram os sistemas cerebrais associados ao abuso de drogas, talvez se possam desenvolver medicamentos para combater os efeitos da dependência.



Em estudos anteriores foi descoberto que os consumidores crónicos de droga sofem um aumento de uma proteína conhecida como BDNF - brain-derived neurotrophic factor no sistema de recompensa. Agora, Scott Steffensen, cientista da Brigham Young University in Provo, Utah, explica que no novo estudo os investigadores descobriram que com apenas uma injecção de BDNF os ratos comportam-se como se estivessem dependentes de opióides, mesmo que nunca tenham consumido drogas.


BDNF - brain-derived neurotrophic factor


Os investigadores descobriram ainda que as injecções de BDNF nos ratos levam a que certos químicos que inibem os neurónios do sistema de recompensa os excitem, que é o que acontece quando se está dependente de drogas.

De acordo com Steffensen, estas descobertas sugerem que BDNF tem um papel fundamental na indução da dependência de drogas.


. O estudo está publicado na edição de 29 de Maio da Science.


fonte: health.usnews

Sem comentários:

Enviar um comentário