09 junho 2009

Doenças directamente relacionadas com o tabaco custam 5 biliões de libras ao governo britânico

O tratamento de doenças directamente causadas pelo fumo do tabaco custam ao governo do Reino Unido mais de 5 bn de libras (quase 6 mil milhões de euros, de acordo com a actual taxa de câmbio). Este valor correspondeu em 2005-06 a 5.5% do orçamento total do sistema nacional de saúde britânico.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Oxford tentou avaliar o impacto do consumo de tabaco e uma das consclusões foi que em 2005 o tabaco foi responsável por 1/5 de todas as mortes e por uma quantidade significativa de problemas incapacitantes. Em 2005 fumar terá sido responsável por 27% das mortes nos homens e 10% nas mulheres.




Este este estudo financiado pela British Heart Foundation avaliou em que proporção uma doença é causada pelo tabaco, os custos para o serviço nacional de saúde e o número de mortes por doenças relacionadas com o fumo do tabaco.

Quando observamos os custos para o serviço nacional de saúde percebemos o impacto do tabaco na saúde dos britânicos: o tratamento de cancro relacionados com o fumo fo tabaco custa cerca de 0.6 bn por ano, os problemas pulmonares 1,4 bn e as doenças cardiovasculares 2.5 bn anuais.


Fonte: BBC



Sem comentários:

Enviar um comentário