22 junho 2009

As drogas modificam a placenta

Investigadores descobriram que a combinação de metadona com heroína ou cocaína torna a placenta, que separa o sangue da mãe e do feto - muito mais permeável.

De acordo com grupo de cientistas que publicou este estudo no jornal científico Reproductive Biology and Endocrinology, as evidências sugerem que as mulheres grávidas em tratamento de substituição com metadona continuam a consumir outras drogas por isso, defendem que estas mulheres devem ser monotorizadas com cuidado redobrado.

O consumo de heroína e/ou cocaína durante a gravidez tem efeitos no crescimento do feto, levando muitas vezes a nascimento permaturo ou aborto espontâneo. A substituição de heroína por metadona resulta normalmente num aumento do peso do feto e numa diminuição dos nascimentos prematuros.
No entanto a metadona não está isenta de problemas, sendo responsável por vários sintomas negativos para o bébé, pós-parto.



Uma equipa da Universida de Zurich testou os efeitos de metadona e de metadona combinada com heroína e cocaína em 24 placentas (de mulheres saudaveis, após terem dado à luz).

Os cientistas descobriram que quando administrada isoladamente, a metadona conseguiu diminuir a quantidade de químico (usado no teste) capaz de penetrar nos tecidos. Mas que quando à metadona se juntou cocaína ou heroína, a quantidade de químico que se introduziu nos tecidos aumentou.

Patrick O'Brien, consultor e porta-voz do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists afirma que os testes laboratoriais terão que ser repetidos antes que se tirem conclusões e que de qualquer modo o tratamento com metadona é a melhor opção disponível neste momento, mesmo para as mulheres grávidas, que pelo menos assim serão seguidas por um médico.

FONTE: http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/8092732.stm


Sem comentários:

Enviar um comentário