20 fevereiro 2009

Porque é que o consumo de álcool afecta o feto?


Porque é que o consumo de álcool tem estes efeitos no feto?


Alguns estudos em animais têm sido realizados para tentar perceber os mecanismos de acção do álcool que conduzem ao síndrome alcoólico fetal.

O álcool, pelas suas características quando metabolizado, atravessa facilmente membranas celulares e se difunde por líquidos e tecidos do organismo. Portanto, o etanol atravessa facilmente a barreira da placenta e se distribui no líquido amniótico, chegando ao feto. Após a ingestão de álcool, os nível de etanol no sangue da mãe e do feto são aproximadamente iguais.




As explicações mais aceites na comunidade científica, para o modo como o etanol afecta o feto são:


1. as enzimas do feto são imaturas, como tal, há o acumular de um ácido metabólito do etanol. Este ácido acumula-se nos tecidos do coração, placenta e fígado do feto e podem ser uma das caudas da embriopatia do síndrome alcoólico fetal.





2. o etanol afecta o transporte de aminoácidos através da placenta diminuindo a oferta de nutrientes ao feto, afectando assim a divisão celular e consequentemente o crescimento do feto.



3. quando o etanol se encontra no sangue o fígado consome muito oxigénio para a metabolização do etanol. A falta de oxigénio causa vasoconstrição, o que aumenta a deficiência de oxigénio. Isto pode resultar num colapso momentâneo na vasculatura umbilical e em hipoxia fetal. A hipoxia resulta na diminuição de transporte de aminoácidos e carbohidratos ao feto, o que prejudicará o seu desenvolvimento.





4. o álcool conduz ao aumento de prostaglandinas em vários tecidos e a uma maior produção de AMPc, o que em níveis elevados pode afectar o desenvolvimento do sistema nervoso central.


- Research Society on alcoholism
- Recent Developments in Alcoholism
- Fetal Alcohol Syndrome: MedlinePlus




Sem comentários:

Enviar um comentário