12 fevereiro 2009

O consumo de marijuana e o cancro dos testículos

Um artigo publicado na revista “Cancer” analisou a relação entre casos de cancro dos testículos (TGCT - Testicular germ cells tumors) e o consumo de marijuana.


O uso crónico de cannabinóides têm efeitos adversos no sistema reprodutivo e em vários estudos foi relacionado com a diminuição de hormonas, infertilidade e impotência. A infertilidade masculina e a fraca qualidade do sémen são associados a um maior risco de cancro dos testículos, daí a hipótese do consumo de marijuana como factor de risco.


Cannabis Sativa Koehler - ilustração científica


Um grupo de investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center conduziu um estudo de controlo de caso, no estado de Washington: entrevistou 371 homens diagnosticados com cancro dos testículos (TGCT), com idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos; e 979 homens da mesma região e faixa etária, sem diagnostico conhecido de TGCT, seleccionados aleatoriamente.

Embora mais de 70% dos homens com TGCT tivessem consumido marijuana, a diferença relativamente ao indivíduos do grupo de controlo (sem TGCT), que afirmaram ter consumido marijuana, é de apenas 4,6%.



No geral há uma maior % de homens com cancro dos testículos a ter consumido e a consumir
marijuana, comparativamente com o grupo representativo da população em geral. Estes começaram também a consumir mais jovens e com mais frequência do que o grupo de controlo.


Contudo, os números não falam por si e serão necessários mais estudos para reforçar (ou quem sabe contrariar) estes números.
No resumo do artigo os autores reconhecem que será necessário voltar a testar esta hipótese, nomeadamente através de análises moleculares dos receptores de cannabinóides e outras que possam revelar mais sobre os mecanismos biológicos do cancro dos testículos.


Porque a ciência é feita de pequenos passos...


ver: artigo Público


.

Sem comentários:

Enviar um comentário