12 fevereiro 2009

Tabaco na universidade


Marina Prista Guerra, uma equipa de investigadoras da FPCEUP realizou um inquérito online na instituição, em Março de 2007, e verificou, de acordo com um artigo publicado pela newsletter da universidade, que “as prevalências de tabagismo quer global, quer por sexo, quer por situação profissional (docente, estudante) são bastante mais elevadas do que as referenciadas noutros estudos portugueses recentes”.

Este estudo foi agora publicado na revista Análise Psicológica e intitula-se “O consumo de tabaco numa instituição universitária: Prevalência e características do fumador” e tem como amostra de 289 indivíduos - estudantes, docentes e funcionários da FPCEUP – de entre um grupo de cerca de 1600 pessoas.



Quase 30% dos inquiridos são fumadores, sendo que a maioria é homem e funcioário– 44,4 % . Os não fumadores são maioritariamente estudantes e mulheres – 65%. Ex-fumadores são 9 %, metade dos quias diz que não voltou ao consumo por verificar os “benefícios de saúde imediatos aliados a uma sensação de liberdade e auto-controlo”.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário