Quando uma droga é consumida ela é alterada pelo nosso organismo, principalmente pelo fígado. A esse processo chama-se de metabolização. Quando o organismo metaboliza uma substância esta dá origem a uma série de outras substâncias, os metabólitos.
Para detectar a presença de cocaína , Ramón Alvarez-Puebla, em conjunto com outros investigadores da Universidade de Vigo, usou anticorpos específicos de um dos principais metabolitos da cocaína, benzoylecgonine. Os anticorpos encontram-se no sangue e atacam substâncias estranhas ao organismo.
Os cientistas fixaram estes anticorpos à superficie de um nanotubo de carbono suportado por nanoparticulas de prata ( 1 nanometro = 10-9 metros = 0,000 000 001 metros). Depois adicionaram uma solução de benzoylecgonine que se ligou aos anticorpos e modificou a sua estrutura.
A equipa demonstrou que a análise desta estrutura com SERS ( Surface enhanced Raman spectroscopy
Surface enhanced Raman spectroscopy é uma técnica de análise se superfícies com ampliação até 10-14 , 10-15 , o que faz com que esta técnica permita detectar uma única molecula numa dada superfície.
Este método pode ser usado em fluídos como saliva ou urina para detectar o consumo de cocaína, mas também pata determinar a quantidade consumida. Poderá ainda ser usada para detectar doenças relacionadas com algumas biomoléculas.
FONTE: http://www.rsc.org/publishing/journals/NR/article.asp?doi=b9nr00059c
Sem comentários:
Enviar um comentário