12 fevereiro 2009

Jovens, álcool e publicidade

Um estudo publicado na "BMC Public Health" indica que a exposição a publicidade e marketing de bebidas álcool conduz a um maior consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens. O estudo foi uma análise sistemática de trabalhos sobre a relação entre publicidade e consumo de álcool. Lesley Smith e David Foxcroft da Universidade de Brookes em Oxford não trazem nada de novo, centraram-se em sete estudos que encaixavam dentro dos mesmos padrões e metódos e re-analizaram os dados, agora com uma amostra de 13 mil indivíduos entre os 10 e os 26 anos.






O artigo foi noticiado no Público como: "Publicidade a álcool pode 'empurrar' jovens a beber", no entanto, depois de ler o artigo parece que a principal conclusão de Lesley Smith e David Foxcroft é a dificuldade em associar a publicidade ao consumo de álcool. De um universo de 115 artigos potencialmente relevantes só 7 encaixaram nos critérios definidos para análise. Mesmo estes 7 estudos não deixam clara a relação entre a publicidade e consumo de álcool - são
muitas as variáveis que influenciam o nosso comportamento e é díficil manter o controlo sobre as variáveis.


Por mais evidente que pareça a influência da publicidade e marketing no consumo de álcool, tudo indica que ainda não é possível prová-lo cientificamente de modo inequívoco...

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