25 fevereiro 2011

Concurso:Protege o teu Cérebro


O IBMC.INEB, a Ciência Viva e a ESAD (Escola Superior de Artes e Design – Matosinhos) estão a organizar um concurso com o nome de "Protege o teu Cérebro".


O objectivo do concurso é decorar um capacete, feito à mão ou comprado, usando como inspiração o cérebro e tudo aquilo de que é preciso protege-lo.

O desafio é: Decora um capacete feito ou não por ti, inventa um slogan e descreve o teu projecto de acordo com o tema Protege o teu cérebro.

O concurso está aberto a todos os estudante do 9º ao 12º ano. Tudo o que é preciso fazer é formar uma equipa de 2 alunos e um professor (para acompanhamento) e inscrever-se no website: http://www.ibmc.up.pt/cerebro


Associando o tema “Pintar o cérebro”, mote da Semana do Cérebro (14 e 20 de Março), à protecção do cérebro adolescente, a organização propõe este concurso onde é usado um capacete como objecto de protecção da cabeça e, simultaneamente, do cérebro.



A natureza frágil do cérebro é protegida por uma resistente caixa craniana e por uma barreira biológica, contudo cada indivíduo pode reforçar essa protecção. Proteger o cérebro passa por assumir comportamentos defensivos em múltiplos contextos, como por exemplo: na segurança rodoviária, no abuso de álcool e outras drogas, na correcta utilização das capacidades intelectuais, nas interacções sociais, na estabilidade emocional, nos padrões de sono adequados, no uso excessivo de telemóveis, na avaliação de riscos, etc.

Pode ser utilizado um capacete de qualquer tipo: de motociclismo, de protecção individual – construção civil, de bombeiro, de ciclismo, skate, etc., ou pode ser construído um capacete utilizando variados materiais como: pasta de papel, ligadura de gesso, esponja, esferovite, etc.

A imaginação não tem limites!